[Filme] Onde Vivem os Monstros, por Spike Jonze

Onde Vivem os Monstros é uma adaptação do popular livro infantil escrito por Maurice Sendak. Segue as aventuras de Max, um garoto travesso que é mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação de Max está livre para voar, e logo o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde as travessuras são lei, e Max é o rei.

Max foge de sua casa , correndo entre a cidade para fugir de seus problemas, onde encontra um barco que pode ser visto como seu “acesso ao inconsciente” que o leva a uma pequena ilha onde encontra Monstros brigando por suas casas desconcertadas.

Max faz amizade com Carol, o monstro com o que mais se afeiçoou,  e os dois constroem uma grande e bonita relação.  Vivem grandes aventuras em meio a pequenos conflitos, que são sempre associados ao ego de Max e a relação de ciúmes e conflitos que ele tem com a mãe e a irmã.

Aos poucos percebemos que cada monstro na verdade reflete um traço específico de sua personalidade, Max acaba se envolvendo em problemas com cada um deles e tenta fugir daquele que aparentemente reflete o seu pior traço pessoal, ironicamente o mesmo que o levou a fugir de casa: a insegurança e carência de atenção. Vemos então Max tendo que enfrentar seus próprios problemas pessoais personificados nos monstros criados em sua imaginação.

Este filme traz uma alta mensagem simbólica e carga dramática em seu enredo. A  psicologia atua do começo ao fim deixando a mensagem de que o mundo não é  sempre como queríamos que  fosse, porém temos que compreender nossos monstros, e trabalharmos juntos com eles para que juntos podermos vencer nossos medos e frustrações.

Por Maria Cláudia Brasil.

Deixe um comentário